AMBIENTALISTA LOCAL VENCEU A 1.ª EDIÇÃO DO MOVIMENTO FAZ PELO PLANETA

Pessoas que fazem a diferença. 

A torriense Lídia Nascimento é a vencedora da 1.ª edição do Movimento Faz pelo Planeta, uma iniciativa criada pelo Electrão – Associação de Gestão de Resíduos, que tem como objetivo destacar ativistas ambientais que fazem a diferença no planeta diariamente. A entrega de prémios decorreu no passado dia 18 de novembro, na Fábrica Braço de Prata, em Lisboa.

Lídia Nascimento fundou, em conjunto com o marido, Manuel Nascimento, o projeto Mar à Deriva – Adrift Sea, com o qual já retiraram da costa portuguesa quase 30 toneladas de lixo nos últimos três anos. Para além de recolherem lixo marinho, procuram sensibilizar para esta problemática através das redes sociais.

Segundo a ambientalista, “este prémio é muito importante, não por ser para mim, mas pelo reconhecimento de que o lixo marinho é um problema muito grave para o ambiente”. Lídia Nascimento destacou que “houve cerca de 100 nomeados” para este prémio, o que significa que “todas essas pessoas estão a fazer alguma coisa” significativa pelo planeta.

O Movimento Faz pelo Planeta é um programa de mobilização que, partindo da promoção da reciclagem de resíduos e da economia circular, quer inspirar os diferentes setores da sociedade portuguesa a tornarem-se agentes de mudança, participando no movimento global pela defesa do planeta. Este programa é dinamizado pela Electrão – Associação de Gestão de Resíduos, entidade responsável pelos sistemas de recolha e reciclagem de resíduos de embalagens, pilhas e equipamentos elétricos usados, e conta com Alto Patrocínio da Presidência da República.

Lídia e Manuel Nascimento são sócios da Associação Sealand com os números 40 e 13, respetivamente. Até 2020, inclusive, Manuel Nascimento foi atleta federado pela Sealand, na modalidade de Bodyboard, tendo representado a Associação e a Praia de Santa Cruz em inúmeras competições nacionais.

Muitos parabéns e um enorme obrigado pelo vosso trabalho em prol do planeta.


Texto retirado de Cm-tvedras.pt