“Praia livre de beatas” distinguido em concurso

Durante o Seminário Nacional da Bandeira Azul.

O projeto “Praia livre de beatas”, promovido pelo concessionário Búzios Good Times, da Praia de Santa Cruz-Centro, obteve o terceiro lugar no concurso Boas Práticas 2019.

O respetivo diploma foi entregue no dia 16 de novembro – Dia Nacional do Mar –, durante a sessão de entrega do certificado de conformidade de obtenção da ISO 13009:2015 * referente àquela praia e à da Física.

Refira-se que o concurso Boas Práticas 2019, que é promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa e dirigido a concessionários de praia, pretende destacar e partilhar os melhores exemplos daqueles que estão mais próximos dos utentes das zonas balneares e, também, mais atentos às necessidades das mesmas. De sublinhar que os concessionários de praia são fundamentais para o bom funcionamento das praias, para a manutenção das zonas envolventes e para a promoção de comportamentos sustentáveis.

O anúncio dos vencedores do concurso Boas Práticas 2019 aconteceu no VII Seminário Nacional da Bandeira Azul, no decorrer do qual foi também revelado o tema para o “Programa Bandeira Azul 2020” – “Bem-estar é um lugar à beira mar” -, o qual se relaciona com os conceitos de “Espaço Azul” e “Blue Health”.


* As praias Centro e da Física, em Santa Cruz, são as primeiras zonas balneares, a nível nacional, certificadas pela SGS Portugal pelo normativo ISO 13009:2015 (Serviço de turismo e afins – Requisitos e recomendações para operar numa praia). Este normativo pretende contribuir para a segurança e sustentabilidade das praias, numa perspetiva de monitorização e melhoria contínua, garantindo a prestação de um serviço de qualidade, integrando os valores das comunidades costeiras e respeitando a sensibilidade ecológica local. A obtenção deste certificado pioneiro integra um projeto financiado pelo programa Operacional MAR2020, Portugal2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas.