O atleta da Associação Sealand Santa Cruz, Vasco Alves, alcançou hoje o quinto lugar no Campeonato Nacional de Surf Esperanças Sub-14, evento inserido no programa do Porto&Matosinhos Wave Series que teve lugar na Praia Internacional do Porto.
Vasco Alves (na foto), de 14 anos, foi afastado de prova nos quartos de final, fase disputada no formato man-on-man e onde já só restam oito atletas em prova (Matias Canhoto, Vasco Alves, Alexandre Ferreira, Joaquim Trindade, Tiago Guerra, Salvador Vala, Jaime Veselko e Afonso Pinto).
O surfista de Santa Cruz foi superado por Matias Canhoto, atleta de 13 anos do Peniche Surfing Clube, que acabou por alcançar a final e sagrar-se campeão nacional de surf na categoria de Sub-14. Tiago Guerra, de 11 anos, em representação do Clube Nacional de Natação, sagrou-se vice-campeão nacional nesta prova, numa final bem disputada, e junta assim este vice-campeonato ao de Sub-12 que já havia conquistado há umas semanas atrás.
Neste último dia de prova todos os heats registaram um surf de alto nível, mas Matias Canhoto foi efetivamente o atleta que obteve os maiores scores, na casa dos 6 e 7 pontos por onda, tendo-se destacado com um surf poderoso e consistente ao longo de toda a manhã.
No que diz respeito ao jovens valores que representam a Sealand, vale ainda mencionar que Gustavo Viana, de 12 anos, terminou num honroso nono lugar a sua prestação no Campeonato Nacional de Surf Esperanças Sub-12, realizado há três semanas em Peniche, e que Maria Salgado, de 13 anos, aquando do Campeonato Nacional de Surf Esperanças Feminino realizado há precisamente um mês em Santa Cruz, terminou em quinto lugar na categoria Sub-16.
Para o ano há mais. Obrigado pelo vosso empenho e dedicação!