Sealander Maria Salgado é a nova campeã nacional sub-16

Prova teve lugar em Viana do Castelo.

Títulos nacionais de surf esperanças foram decididos na Praia da Arda, em Afife, Viana do Castelo. Prova decorreu a 4 e 5 de setembro.

Teve lugar este fim de semana aquela que é considerada a prova mais importante para surfistas sub-16 e sub-18, a finalíssima do Campeonato Nacional de Surf Esperanças Feminino 2021.

Nele competiram as 32 melhores atletas nacionais que foram apuradas nas diversas fases de apuramento regional (Norte, Centro, Lisboa, Algarve, Madeira e Açores). Com ondas em torno dos 0,5m, a disputa dos títulos nacionais decorreu de forma bem acesa, especialmente no domingo.

A Associação Sealand contou com uma participação, Maria Salgado, atleta que se apurou para ambas as categorias na prova regional disputada na Ericeira. Porém, se na sub-18 a participação ficou-se pelas meias-finais (7.º lugar na geral), foi na sub-16 que Maria jogou todas as cartas e sobressaiu, sagrando-se, com todo o mérito, campeã nacional da categoria.

A jovem surfista de Santa Cruz venceu com um score de 10,85 pontos, que inclui uma melhor nota de 7,50 pontos, relegando Teresa Pereira (AON) para segundo lugar, com 9,00 pontos, Erica Máximo (Lombos Praia) para terceiro, com 7,65 pontos, e Miriam Julião (ASV) para o último lugar na final, com 6,40 pontos.

Na divisão sub-18 a grande vencedora foi Francisca Veselko (Lombos Praia). Parabéns a todas as participantes e às campeãs, mas também à Federação Portuguesa de Surf e Surf Clube de Viana que coorganizaram o evento que fez parte do Viana Surf City Festival. Até 2022!

Aproveita e lê aqui a entrevista exclusiva.
Foto: Tó Mané / SCV