Santa Cruz recebe final do Nacional de Esperanças Feminino em setembro

Melhores surfistas juniores apontam ao oeste.

A Federação Portuguesa de Surf, apoiada pelas várias entidades associadas, com clubes e associações à cabeça, e confrontada com a possibilidade de uma segunda vaga de COVID-19 nos meses de outono e inverno, estipulou um calendário competitivo “ambicioso” que concentra a esmagadora maioria das provas das modalidades que tutela e todos os escalões etários no período até finais de outubro.

O calendário passa assim quase incólume, embora seja de realçar que as modalidades de promoção e de categorias não open (Esperanças) terão os títulos atribuídos em provas únicas. 

Neste campo é de referir que a Associação Sealand viu esta semana confirmada a realização do Campeonato Nacional de Surf Esperanças que trará a Santa Cruz, nos dias 5 e 6 de setembro, as melhores surfistas juniores sub-16 e sub-18. 

Esta é a segunda prova de cariz nacional a ser acolhida na presente temporada pela Sealand, depois de ter visto também confirmada a realização da 1.ª etapa do Circuito Nacional de Bodyboard para os dias 22 e 23 de agosto. 

“É um esforço sobrehumano”, começa por dizer João Aranha, presidente da direção da Federação Portuguesa de Surf, acrescentando: “É um plano ambicioso, montado sobre os ombros dos nossos clubes, associações e, no fundo, de todos os federados, que mostra bem a enorme vitalidade e capacidade organizativa do surfing em Portugal. Obviamente, este não é um ano normal, estamos a atravessar um dos momentos mais difíceis da história do desporto moderno e seria simples baixar os braços e não fazer nada. Mas esse não é o nosso espírito e também temos noção do papel importantíssimo que as nossas modalidades têm no desenvolvimento dos nossos jovens atletas mas também na promoção da costa portuguesa como destino de excelência para quem quer praticar as nossas modalidades. O Desporto precisa de nós e o país precisa de nós. Não os vamos deixar mal.”

CAMPEONATO NACIONAL DE SURF ESPERANÇAS
SUB-16 FEM E SUB-18 FEM, 5 E 6  DE SETEMBRO, SANTA CRUZ, FPS/Sealand
SUB-12, A DEFINIR, PENICHE, FPS/PPSC
SUB-16, 26 E 27 SETEMBRO, S. PEDRO DO ESTORIL, FPS/SCP
SUB-14, 3 E 4 DE OUTUBRO, PORTO,FPS/AON
SUB-18, 10 E 11 DE OUTUBRO, ERICEIRA FPS/ESC