Requalificação da Praia Azul foi inaugurada hoje

Praia Azul com enorme pompa e circunstância.

Hoje, sábado, 15 de junho de 2019, foi iniciada a época balnear nas praias do concelho de Torres Vedras com uma cerimónia oficial que visou a inauguração das Obras de Proteção da Orla Costeira da Praia Azul. Celebrando o facto, o Santa Cruz a Mexer de hoje de manhã terminou excecionalmente na Praia Azul.

Esta intervenção na Praia Azul é a continuação da obra que se iniciou na Praia Formosa e que tem como objetivos a segurança pública, a preservação e conservação da linha de costa do território, a prevenção e minimização do risco associado à instabilidade das arribas, e a proteção e reabilitação dos ecossistemas e valores naturais.

As obras de requalificação da Praia Azul, um investimento de 2,3 milhões de euros (financiado em 85% por fundos comunitários), contemplaram a criação de passadiços de madeira sobre as arribas e dunas, obras de consolidação das arribas e do sistema dunar, criação de um percurso pedonal entre a Colónia de Férias e o areal da Praia Azul e a relocalização e ordenamento do parque de estacionamento. As obras procuram conter a erosão costeira e adaptar a praia às alterações climáticas, impedindo o avanço do mar.

Discurso do Gustavo & Maria, atletas Sealand

A cerimónia contou com a presença de Sua Excelência o Ministro do Planeamento, Nelson de Souza, do Secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, e do Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, entre outros autarcas e governantes.

A Associação Sealand Santa Cruz esteve representada pelo seu Presidente, Frederic Rebelo, bem como por vários jovens atletas das modalidades que representa: Gustavo Viana e Maria Salgado (Surf), Pedro Fernandes (Bodyboard), Tiago Belo (Longboard Skate), Ruben Cotrim (Bodysurf e Atletismo) e Gonçalo Ferreira (Skimboard).