Maria Salgado termina Mundial Júnior em 16.º lugar

Prova em El Salvador terminou no fim de semana.

A Seleção Nacional termina a participação no evento em oitavo lugar da classificativa geral. “Um bom resultado de uma Seleção apontada ao futuro”, diz o presidente da Federação Portuguesa de Surf, João Aranha.

Portugal terminou o Mundial de Juniores (ISA World Junior Surfing Championship) em El Salvador no oitavo lugar, com o Havai a vencer a competição, a Austrália a conquistar a prata e os EUA a ficarem com a medalha de bronze.

Um desfecho que termina em linha com as expectativas e histórico nacional na competição. Recorde-se na última participação nacional, em 2019, Portugal foi sétimo classificado, sendo o fator diferenciador a medalha de bronze de Afonso Antunes, entretanto já fora da idade elegível para a o Mundial de juniores.

Na presente edição, Matia Canhoto, de Peniche, foi o atleta português mais bem classificado, tendo ficado em 9.º lugar na geral na divisão sub-16. Já Maria Salgado, que está federada pela Associação Sealand e fez na América Central a sua primeira participação ao nível de equipa nacional, terminou num ótimo 16.º posto final. Maria foi mesmo, por várias ocasiões, um dos principais destaques da competição no que diz respeito à categoria sub-16 feminino.

“É um bom resultado para uma Seleção que sofreu uma profunda renovação, em que 10 dos seus 12 elementos fizeram a sua estreia com as cores nacionais. É, repito, um bom resultado de uma equipa apontada ao futuro”, disse o presidente da Federação Portuguesa de Surf, João Aranha, acrescentando: “Temos de agradecer o trabalho de todos os elementos da comitiva, estar gratos aos nossos patrocinadores e focar-nos no Europeu de Santa Cruz daqui a cerca de um mês onde, tenho a certeza, apesar de termos fortíssima oposição dos nossos tradicionais rivais, França e Espanha [4º e 5º classificados neste Mundial], esta equipa nos dará muita satisfação.

Maria Salgado e a restante Seleção Nacional Júnior aponta agora mira ao Euro Júnior que terá lugar nas águas de Santa Cruz no mês de julho. Fica sintonizado para mais detalhes.