Cenário assustador na praia do navio

Erosão costeira não dá trégua.

O avanço do mar na costa portuguesa, de norte a sul, não é algo incomum e que a população não conheça. Em muitos casos até de perto e em primeira mão.

As recentes grandes ondulações que atingiram a costa, em especial na região oeste, fizeram mossa em algumas praias e revelaram mesmo um ou outro caso mais preocupante.

Um desses casos é o que se tem verificado na Praia do Navio e no estabelecimento do concessionário local – o Restaurante Navio.

Apesar do bom tempo que tem feito, as ondulações das últimas semanas, que registaram alguma dimensão, aliadas à força das correntes que se têm verificado no local, levaram muita areia da praia e escavaram por completo a duna em frente ao restaurante.

​A duna apresenta agora um degrau/desnível com cerca três metros (ou mais) e apareceram rochas que nunca tinham dado sinal.

O cenário é desolador, mas também francamente assustador, como se pode comprovar pelas imagens partilhadas nas redes sociais pela RadiOEste. Em causa está a segurança do próprio espaço.

Vamos agora aguardar e esperar que o Mar, nos próximos dias, faça um volte-face, apagando este cenário singular ao repor toda a areia que levou.

Aproveita para ver a nossa rede de parceiros locais aqui.