2019 – Um ano em cheio!

É hora de fazermos o balanço do ano.

A presente temporada está cumprida e exige-se um balanço do ano. Ao mesmo tempo iniciam-se os preparativos para 2020. 

Entre março e outubro de 2019, a Associação Sealand Santa Cruz esteve envolvida e/ou organizou diretamente 22 eventos, sendo que 7 foram de cariz Internacional, 4 Nacional, 1 Regional, os remanescentes de origem local e um destacou-se dos demais por contar com a fantástica participação de 400 atletas. 

Aproveitamos agora para rever e partilhar o trabalho efetuado pela equipa: 

Santa Cruz a Mexer

Aconteceu entre 16 de março e 26 de outubro, de participação gratuita, em modo caminhada ou corrida, percurso de 1h realizado em prol da população e que visa a mobilidade e prática física, (re)visitando para o efeito as belas paisagens de Santa Cruz. Em 2019 realizaram-se 30 sessões, algumas delas a roçar os 100 participantes.

Circuito Surf do Centro

A 11 e 12 de maio a Associação Sealand realizou a 4.ª e última etapa do Circuito Surf do Centro. Prova de forte adesão entre a jovem camada de surfistas e de crucial importância para as contas do ranking final do circuito, servindo na prática para apurar os novos campeões regionais de surf. Maria Salgado, atleta que veste as cores da Sealand, sagrou-se campeã regional em Sub-16 Feminino.

Circuito Nacional de Bodyboard

A 18 e 19 de maio a Associação Sealand realizou a 3.ª etapa do Circuito Nacional de Bodyboard. Decorreu em Santa Cruz pelo segundo ano consecutivo e foi de crucial importância nas contas dos rankings nacionais, tendo mesmo apurado a nova campeã nacional feminina, algo que ajudou em muito à divulgação da prova nos meios generalistas. A nível local, destaque para a aposta em Tiago Prudêncio, que recebeu um “wildcard” via Sealand e que acabou por alcançar a final. 

Circuito Nacional de Skimboard

No Dia de Portugal (10 de junho) a Associação Sealand realizou a 1.ª etapa do Circuito Nacional de Skimboard. Um campeonato muito escasso em inscrições, mas que capta a atenção dos veraneantes, coloca muita gente na praia e consegue criar um bom ambiente em torno do evento. Uma modalidade com poucos recursos e praticantes, mas que a Sealand encontrou em 2019 dois representantes fundamentais: os campeões nacionais da disciplina, Miguel Braz e Carolina Ruivo. 

EuroSurf 2019

Evento inserido no 13.º Festival Ocean Spirit (19 a 28 de julho) e de enorme envergadura desportiva uma vez que trouxe ao concelho 15 seleções de surf de países europeus e mais de 200 atletas. À Sealand coube apenas a organização desportiva do mesmo, um desafio que voltou a abraçar pelo segundo ano consecutivo. 

Internacional de Skimboard 

Entre 20 e 21 de julho a Associação Sealand realizou o Internacional de Skimboard. Um campeonato e uma modalidade com larga tradição ao longo da costa de Santa Cruz, sendo este considerado mesmo a prova rainha na velha Europa, também ele inserido no Festival Ocean Spirit. 

Campeonato Nacional de Bodysurf

A 21 de julho a Associação Sealand realizou a 4.ª etapa do Campeonato Nacional de Bodysurf. Santa Cruz voltou a acolher uma etapa do nacional desta disciplina que, competitivamente falando, ainda se pode considerar relativamente recente em Portugal. Mais de duas dezenas de participantes competiram entre si pela vitória, mas Jaime Bonito saiu mesmo da Terra Mágica com o título de campeão nacional júnior atribuído.

Longboard Dancing Sunset Sessions

Entre 16 de março e 12 de outubro, sob a alçada de Johny Vieira e de Valeriya Gogunskaya, com a preciosa ajuda de Tiago Belo, os encontros de Longboard são uma das atividades Sealand que contam com maior adesão – quer de riders que se juntam ao meeting quer por parte da população. Em 2019 foram realizadas 7 sessões, das quais 5 receberam convidados internacionais como Philippe Baumann (Alemanha), Marijn Floris Smit (Holanda), Achel Machin (França), Abou Seck (Senegal), Cande Toledo (Argentina) Elliott Merlino (Inglaterra), Lotfi Lamaali (Marrocos), Sven Schiefer (Suíça) e Giulia Alfeo (Alemanha). 

III Corrida Sealand Santa Cruz

O dia 8 de setembro foi de muito calor, mas a terceira edição da Corrida Sealand foi cumprida e realizada em grande estilo na Praia de Santa Cruz – registando a fantástica presença de cerca de 400 participantes. Uma organização de peso e complexa que exige, principalmente na fase final, muito tempo e acompanhamento na sua preparação. 

Projeto Primeira Onda 

Desde abril que o projeto “Primeira Onda – Programa Educativo de Surf e Conhecimento do Mar” se encontra em andamento pelas praias de Santa Cruz, proporcionando a cerca de 500 alunos dos 3.º e 4.º anos de dez escolas do litoral do concelho a iniciação à modalidade desportiva de Surf e sessões de formação acerca do mar nas vertentes ambientais e de segurança. Iniciativa coordenada pela Sealand, inserida na componente de enriquecimento curricular e levada a cabo em parceria com os vários Operadores de Surf locais – Cliff Surf Camp, Atlantic Coast Surf School, Santa Cruz Surf Lodge, Noah Surf School e 360 Surf Camp.

Outras Iniciativas & Ações

Além de tudo o que foi mencionado anteriormente, a Sealand esteve ainda envolvida e ajudou a promover quatro Limpezas de Praia em Santa Cruz, uma Aula de Yoga Solidária (com donativo entregue à Associação ZERO), recebeu na sua sede uma exposição sobre Lixo Marinho que foi recolhido nas praias da região e apoiou atletas que representam a Associação em competições nacionais. 

Foi um ano muito longo e trabalhoso, mas pleno de recompensas e boas surpresas. Nada disto teria sido possível sem a ajuda dos amigos, sócios e voluntários, bem como dos nossos incansáveis parceiros e mecenas (Contafirme, Manel Sport, Noah Surf House Portugal e Café Parque) que nos ajudaram – uma vez mais –  a pôr tudo isto de pé. 

Um eterno obrigado a todos vós! 


Nota: Se gostou do que viu e considera válido o trabalho produzido, saiba que pode ajudar tornando-se sócio da Associação Sealand Santa Cruz. O valor da quota anual é de 10 euros. Peça mais informações aqui ou, se preferir, passe na nossa sede que está aberta todo o ano.