Associação Sealand e Município de Torres Vedras lançam projeto “Primeira Onda”

Programa educativo de surf e conhecimento do mar.

Desde abril que a Associação Sealand e a Câmara Municipal de Torres Vedras têm em andamento o projeto “Primeira Onda” que está a proporcionar a cerca de 500 alunos do 3.º e 4.º anos das escolas das freguesias do litoral do concelho de Torres Vedras (União de Freguesias de A-dos-Cunhados e Maceira, Freguesia de Silveira e Freguesia de S. Pedro da Cadeira), a iniciação à modalidade desportiva de Surf e sessões de formação acerca do mar nas vertentes ambientais e de segurança, inserida na componente de enriquecimento curricular.

“O Surf é uma das experiências mais completas e naturais de que se tem conhecimento. Se nunca tentou, experimente que vai adorar!”

A coordenar o projeto encontra-se a Associação Sealand Santa Cruz que, em parceria com as Escolas de Surf locais, Noah Surf School, Cliff Surf Camp, Atlantic Coast Surf School, Santa Cruz Surf Lodge e 360 Surf Camp; se juntaram e uniram esforços para que o Surf pudesse chegar às crianças do concelho de Torres Vedras, pertencentes aos Agrupamentos de Escolas S. Gonçalo e Padre Vítor Melícias.

Com este projeto pretende-se:

  • Aumentar os índices de segurança no usufruto do mar pela população mais jovem através de trabalho educativo de prevenção e consciencialização sobre os perigos do mar, cidadania e meio ambiente;

  • Dar a conhecer conceitos de ecologia marinha, educação ambiental e cidadania;

  • Aumentar os índices de conhecimento do mar junto da população local, privilegiando as crianças como grupo alvo destas ações;

  • Aumentar o número de praticantes de Surf.

Todas as aulas de Surf do projeto “Primeira Onda”, que contam com professores experientes e certificados pela Federação Portuguesa de Surf, estão a ter lugar nas praias do concelho de Torres Vedras (Praia da Foz, Praia Azul, Santa Cruz e Santa Rita). Estas praias são das mais consistentes do país apresentando excelentes condições para iniciação da prática do surf.

Envolvidas na iniciativa, que se integra no projeto “EcoMar” e é financiado pelo Portugal 2020/Mar 2020 por meio do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas,  estão 14 escolas: EB1 Santa Cruz, EB1 Palhagueiras, EB1 Maceira, EB1 Sobreiro Curvo, EB1 Casalinhos, EB1 Silveira, EB1 Coutada, EB1 Penafirme, EB1 Boavista, EB1 Assenta, EB1 Azenha Velha, EB1 Cambelas, EB1 A-dos-Cunhados e EB1 São Pedro da Cadeira.

Primeira Onda… Uma experiência de Surf, em segurança, em que a natureza, a atividade física e a emoção são os ingredientes principais.


Mais fotografias neste link