Praias de Torres Vedras no topo da lista Zero Poluição

Lista foi anunciada no fim de semana. 

Este ano, há 68 praias portuguesas Zero Poluição, um aumento de 55% face aos números divulgados no ano passado. A lista das áreas Zero Poluição foi anunciada pela associação ambientalista Zero, que conta com o concelho de Torres Vedras em destaque e que não distinguiu, desta vez, quaisquer zonas balneares no interior do país.

Numa altura em que acaba de começar a época balnear em várias zonas do país, a associação revelou que as praias Zero Poluição, por si avaliadas, representam 11% do total das 621 zonas balneares em funcionamento. No total, este ano há mais 24 praias na lista, em relação às 44 classificadas no ano passado.

Os concelhos com maior número de praias Zero Poluição são Torres Vedras (distrito de Lisboa), que repete a boa classificação do ano anterior com 10 espaços e lidera a lista, Peniche (Leiria), com cinco, Angra do Heroísmo (Açores), também com cinco, e Tavira (distrito de Faro) e Praia da Vitória (Açores), com quatro praias cada.

A associação adiantou, contudo, que este ano, ao contrário do que havia sido registado em todos os anos anteriores desde 2016 (ano em que a Zero iniciou esta avaliação), não há qualquer zona balnear interior com esta classificação.

De acordo com a associação, uma praia Zero Poluição “é aquela em que não foi detetada qualquer contaminação microbiológica nas análises efetuadas às águas balneares ao longo das três últimas épocas balneares”.

As praias de Torres: