Ondas do Oeste apuram novos campeões nacionais de Bodyboard

Aconteceu no fim de semana em Peniche.

Foi com condições extraordinárias e com excelentes e desafiantes ondas que os Supertubos e Peniche receberam os e as melhores bodyboarders nacionais para a última etapa do Circuito Nacional de Bodyboard Crédito Agrícola 2021. Ondas até 3m marcaram esta edição.

A emoção foi vivida até final, sempre na expectativa de se conhecerem os campeões nacionais. Na final das meninas, na qual Joana Schenker (ABS) não competiu devido a lesão, tudo estava em aberto. Após quase 20 minutos a tentar passar a rebentação (com a treinadora Catarina Sousa a desesperar), Teresa Padrela resolve tudo nos últimos 5 minutos, com duas ondas de 5,5 e 3 pontos, o que lhe permitiu a vitória sobre Filipa Broeiro (Ericeira Surf Clube) e Mariana Silva (ABFM), segundas e terceiras qualificadas, respetivamente, e a conquista do título nacional.

 

Já no masculino várias seriam as combinações de resultados possíveis para o título nacional, após eliminação precoce de um dos candidatos, Miguel Ferreira, logo no primeiro round.

Manuel Centeno (AON) e o bodyboarder local, Daniel Fonseca (Peniche Surfing Clube), apresentam-se na final como os grandes candidatos ao título, sendo o bodyboarder nortenho o melhor posicionado à partida.

Seria o veterano e vencedor da etapa de Peniche na edição de 2020, Manuel Centeno (AON) a vencer a final, com um score combinado de 14,67 (9,00 + 5,67) em vinte pontos possíveis, conquistado desta forma, o seu nono título de campeão nacional open. Rodrigo Lopes (Aqua Carca) sagrou-se vice-campeão da etapa e Pedro Bettencourt (ABS) foi terceiro qualificado, com scores muito próximos. Daniel Fonseca (Peniche Surfing Clube) seria quarto numa final em que a sua condição física condicionou, em muito, a sua prestação.

Classificações na etapa e no circuito dos bodyboarders que representaram a Associação Sealand:

Open:

Bernardo Tomé (foto no topo) – 25.º lugar (63.º classificado no ranking final)

Tiago Maçãs – 49.º lugar (52.º classificado no ranking final)

Feminino:

Mariana Machado (foto em cima) – 13.º lugar (10.ª classificada no ranking final)