Maria Salgado triunfa no Pro Junior do Porto

Melhores atletas sub-20 em ação.

Maria Salgado, de 15 anos, atleta da Associação Sealand, conquistou, este domingo, na Praia de Leça da Palmeira, a vitória no Pro Junior Porto&Matosinhos, etapa inaugural do regressado circuito Junior Tour, que junta os melhores surfistas juniores portugueses na luta pelos títulos de campeões nacionais Sub-20. 

Após um sábado marcado por algum nevoeiro, que limitou o decorrer da ação, este domingo a Praia de Leça da Palmeira proporcionou boas condições para os melhores juniores nacionais darem espetáculo, numa prova que esteve integrada no Porto&Matosinhos Wave Series 2022. Um dia final que ficou marcado por algumas surpresas.

Do lado feminino, o nevoeiro apenas permitiu realizar um heat na véspera. Disputa que, curiosamente, foi vencida por Maria Salgado, lançando a jovem surfista de Santa Cruz para uma grande performance nas ondas do Porto, ela que venceu todas as baterias em que entrou. Depois de superar a ronda 2, seguiu-se um triunfo sólido frente a Benedita Teixeira nas meias-finais woman-on-woman, com Erica Máximo a vencer a outra meia-final frente a Constância Simões.

Apesar de Erica Máximo chegar à final num grande momento, Maria Salgado conseguiu gerir melhor a bateria e carimbar um dos triunfos mais importantes da carreira. A jovem surfista do Oeste somou 12,60 pontos, superando os 9,50 da adversária, para sair na liderança do ranking feminino do Junior Tour.

“O campeonato correu-me muito bem”, começou por afirmar Maria Salgado. “Consegui vencer todos os heats em que entrei e estou muito feliz por ter vencido o campeonato. Em relação a este circuito, espero continuar a passar heats e tentar lutar pelo título. O meu objetivo no surf passa por evoluir e tentar divertir-me ao máximo nos campeonatos. A curto prazo gostava também de poder representar a Seleção Nacional no Mundial Júnior que se aproxima”, admitiu.

Maria Salgado parte para a próxima etapa na liderança do ranking e muito bem lançada na luta pelos títulos nacionais Sub-20. Em competição, do lado masculino, esteve Gustavo Viana, também ele atleta federado pela Sealand, mas quedou-se pela segunda ronda ocupando agora o 17.º posto do ranking.

Depois do Porto/Matosinhos, o Junior Tour segue viagem para as ondas de São Jacinto, em Aveiro, onde se realiza a segunda e penúltima etapa do circuito, a 2 e 3 de julho. A terceira e decisiva etapa acontecerá em novembro, em data e local ainda a definir.