Maria Salgado e Gustavo Viana sobem ao pódio na Nazaré

Foi a 1.ª etapa do Circuito Surf do Centro 2020.

A Praia da Vila, na Nazaré, sediou o arranque da 7.ª edição do Circuito de Surf do Centro, o circuito que oferece as melhores ondas do país e é coorganizado pelo Peniche Surfing Clube, Ericeira Surf Clube, Associação Sealand Santa Cruz e o Clube de Desportos Alternativos da Nazaré.

Foi um fim de semana pleno de ondas e no domingo com muito calor até, mas também carregadinho de muita ação com os melhores surfistas juniores do país e da zona oeste a baterem-se por um lugar nas finais e, claro, uma vaga na final nacional do Campeonato Nacional de Surf Esperanças.

Maria Salgado, atleta Sealand, campeã em título deste circuito em Sub-16 feminino, iniciou a nova temporada a dar nas vistas, superando as suas adversárias e assinalando a primeira vitória em 2020, precisamente em Sub-16 feminino.

No último dia de prova a jovem surfista santacruzense alcançaria ainda a final numa outra categoria, a Sub-18 feminino, terminando em terceiro lugar, atrás de Camila Cardoso (ESC) e Carolina Lopes (PPSC) que ocuparam as primeiras posições do heat, respetivamente.

Entre os rapazes, destaque também para as presenças dos irmãos Tomás e Vasco Alves, este último alcançou as meias-finais em Sub-14, mas foi Gustavo Viana quem acabou por reclamar toda a atenção ao terminar no pódio dos mais novos (Sub-12).

Gustavo terminou como vice-campeão da etapa, a uns escassos 0.50 pontos da primeira posição que foi conseguida por Tiago Leopoldo (PPSC), ficando Santiago Duarte e José Pereira, ambos do ESC, em terceiro e quarto lugares, respetivamente.

Depois da Nazaré, o circuito avança para a Ericeira onde terá lugar a 2.ª etapa, a 7 e 8 de março, numa organização do Ericeira Surf Clube e Federação Portuguesa de Surf.