Com o calendário desportivo completamente e oficialmente encerrado, aproveitamos para revelar os desempenhos desportivos dos Atletas federados que representaram a Associação Sealand Santa Cruz durante a temporada 2025.
No que diz respeito a provas tuteladas e homologadas pela Federação Portuguesa de Surf, vale mencionar que foram 25 os Atletas que se federaram em cinco disciplinas distintas (Surf, Longboard, Bodyboard, Bodysurf e Skimboard) e foram comparticipados pela Associação Sealand este ano, sendo que se destacam os seguintes resultados:

Em Bodyboard, Marta Leitão foi a única representante feminina no Circuito Nacional da disciplina. Terminou o ano em 9.º lugar do ranking. Na categoria Open, o melhor classificado no ranking nacional foi Gonçalo Neves, em 12.º lugar.
Miguel Simões, António Fonseca e Gonçalo Neves estiveram juntos na Praia de Leça da Palmeira, em Matosinhos/Porto, para disputar o Campeonato Nacional de Bodyboard Master. Na categoria +35 anos, Gonçalo Neves terminou a competição como vice-campeão, enquanto António Fonseca foi terceiro classificado em Kahuna +45 anos e sagrou-se campeão nacional em Big Kahuna +50 anos. Já Miguel Simões selou o ano com o título de vice-campeão nacional em Big Kahuna +50 anos.

Em Surf, Maria Salgado conseguiu três segundos lugares em etapas da Liga MEO Surf (Figueira da Foz, São Miguel e Ericeira) e fechou a época em 3.º lugar do ranking nacional. A atleta foi ainda campeã do Circuito Pro Junior Nacional (sub-20) pelo segundo ano consecutivo, registando neste campo três vitórias em três etapas realizadas.
Como se isto não bastasse, em novembro, a atleta venceu ainda a última etapa do circuito júnior europeu e alcançou o primeiro título Pro Junior europeu da carreira. Com essa conquista, Maria ficou também qualificada para o Mundial Júnior da World Surf League, que se vai disputar de 11 a 18 de janeiro de 2026, nas Filipinas.

Gustavo Viana foi oitavo classificado no ranking final sub-18 do Circuito de Surf do Centro, 19.º no Circuito Pro Junior Nacional e 62.º na Liga. Também no Circuito do Centro, na categoria sub-18, Maximilien Giran terminou em 9.º lugar e Martim Patrício em 11.º, enquanto Simão Silva assinalou um sexto lugar em Sub-16. Já Vera Salgado ficou em 6.º lugar em Sub-16 Feminino e em 4.º lugar na Sub-18 Feminino.
Ainda na Liga Nacional, Tiago Santos ficou no 33. º posto do ranking final open, enquanto Eva Jorge alcançou o 15.º lugar no feminino.

No Longboard, Andrea Sonato esteve em franco destaque e assinalou um quarto lugar no ranking final, com Vasco Côrte-Real a ficar em 28.º. João Simões, em Bodysurf, terminou o ano em 16.º, enquanto no ranking nacional de Skimboard, Fernando Silva (4.º), Afonso Correia (8.º) e Salvador Maia (14.º) registaram as melhores classificações. No Skim Feminino, Carolina Ruivo ficou em 4.º lugar.

A fechar o ano, no Campeonato Nacional de Surf Masters, Francisco Cruz voltou a mostrar-se em grande forma e revalidou, uma vez mais, o título nacional na categoria Kahunas (+45 anos). Foi o quinto título nacional consecutivo conquistado por este atleta em Surf Masters.
Títulos e resultados relevantes obtidos por Atletas Sealand em 2025:
Francisco Cruz – Campeão Nacional Surf Master (Kahuna +45)
Maria Salgado – Campeã Nacional Pro Junior (Sub-20 feminino)
3.ª classificada na Liga Nacional de Surf
Campeã Pro Junior Europeia
António Fonseca – Campeão Nacional Bodyboard Master (Big Kahuna +55)
3.º classificado Campeonato Nacional Bodyboard Master (Kahuna +45)
Gonçalo Neves – Vice-Campeão Nacional Bodyboard Master +35
Andrea Sonato – 4.º classificado no Campeonato Nacional de Longboard
Fernando Santos – 4.º classificado no Campeonato Nacional de Skimboard
Michele Ferri – Campeão Surf Master no Circuito Sealand
Gustavo Viana – Campeão Surf Open no Circuito Sealand
Eva Jorge – Campeã Surf Feminino no Circuito Sealand
Simão Silva – Campeão Surf Sub-16 no Circuito Sealand
Pedro Fernandes – Campeão Bodyboard Open no Circuito Sealand
Vicente Mata – Campeão Skimboard Open no Circuito Sealand
Em 2025 haverá seguramente mais.
Obrigado pelo vosso empenho e dedicação!
Atletas federados pela SEALAND em 2025:
Surf (12): Francisco Cruz, Tiago Santos, Maximilien Giran, Maria Salgado, Gustavo Viana, Simão Silva, Vera Salgado, Martim Patrício, Eva Jorge, Gonçalo Cunha, Maria João Prazeres, Michele Ferri
Longboard (2): Vasco Côrte-Real, Andrea Sonato
Bodyboard (4): Marta Leitão, Gonçalo Neves, António Fonseca, Miguel Simões
Skimboard (6): Matilde Antunes, Afonso Correia, Carolina Ruivo, Salvador Maia, Fernando Silva, Dinis Costa
Bodysurf (1): João Aleixo Simões
