Atletas Sealand vão participar no GromSearch 2021

Campeonato tem lugar no próximo fim de semana. 

Maria Salgado (na foto), Gustavo Viana, Maximilien Giran e os irmãos Vasco e Tomás Alves, todos atletas jovens surfistas federados pela Associação Sealand Santa Cruz, encontram-se a preparar a participação na prova portuguesa do Rip Curl GromSearch, que tem lugar na Costa de Caparica no próximo fim de semana (dias 15 e 16 de maio). 

Criado na Austrália, em 1999, o Rip Curl GromSearch é uma competição exclusiva a jovens talentos do surf, masculinos e femininos, com idades inferiores a 16 anos. Acontece em vários pontos do globo na mesma temporada: Brasil, Indonésia, África do Sul, Nova Zelândia, Europa, EUA e Austrália. 

Na Europa são realizadas três provas de qualificação (Portugal, Espanha e França) para uma final europeia que terá lugar em outubro, em local a designar. Das provas mencionadas ao redor do globo são apurados os surfistas que irão disputar a grande final, também em local a designar, na primavera do próximo ano. 

Ao longo dos anos esta competição ajudou a desvendar grandes talentos do surf como, por exemplo, a australiana Stephanie Gilmore (7x campeã mundial) ou o brasileiro Gabriel Medina (2x campeão mundial). 

Em 2019, na Costa Rica, a prova foi vencida por Afonso Antunes, o primeiro português a conseguir alcançar tal feito e o segundo europeu (Leo Fioravanti foi o primeiro) a conseguir levantar o troféu. 

Força, Sealanders! 

Foto: ANSurfistas