Galeria de arte sustentável é inaugurada a 3 de junho e visa sensibilizar para a poluição ambiental. 20% das receitas reverte para instituições solidárias.
A partir de 3 de junho, obras feitas a partir de resíduos reaproveitados estarão em exposição numa galeria de arte sustentável na Noah Surf House, em Santa Cruz.
A galeria PRIO Softboard Heroes Art Room, iniciativa promovida no âmbito do PRIO Softboard Heroes (que tem lugar a 4 de julho), convida o público a olhar a poluição com outros olhos e desafiou artistas de todo o país a desenvolverem obras de arte sustentáveis através de materiais recicláveis. O objetivo é consciencializar para a problemática da poluição ambiental, sobretudo nas zonas costeiras.
A exposição é assinada por artistas de renome como Gonçalo Mar, Sérgio Pipoca, o projeto Mar de Experiências, que assume o papel de embaixador oficial da galeria, Skeleton Sea, Fiumani, entre outros talentos. O resultado? Mais de 10 peças originais que demonstram a importância da arte enquanto ferramenta de sensibilização.
“A ideia foi surfar a maré entre a criatividade e a consciência ambiental. Criámos, em parceria com a PRIO, os artistas e a Noah Surf House, uma experiência que chama a atenção das pessoas para o que está a acontecer no nosso planeta. Esta galeria, que estará aberta até ao fim do verão, mostra que, com imaginação, cada um de nós pode ajudar a combater o desperdício, ao mesmo tempo que ajudamos quem mais precisa”, afirma Tiago Pires, coorganizador do evento e ex-surfista profissional.
A vertente solidária do PRIO Softboard Heroes também se sentirá nesta iniciativa, já que 20% do valor da venda de cada obra reverterá a favor de quatro instituições portuguesas que fazem a diferença todos os dias, como a SURFaddict – Associação Portuguesa de Surf Adaptado, a Fundação Infantil Ronald McDonald, a Make-A-Wish Portugal e o Centro Social de Silveira.
A abertura ao público, marcada para as 21h00 de 3 de junho, incluirá, ainda, a exibição de dois documentários que exploram a ligação entre o surf e as comunidades locais. O primeiro, “Migalhas também são pão”, realizado por André Leiria, dá a conhecer o trabalho social e ambiental da Noah Surf House em Santa Cruz. Segue-se a exibição de “We the Surfers”, do realizador francês Arthur Bourbon, que retrata uma inspiradora viagem à Libéria, onde o surf está a mudar vidas numa pequena aldeia costeira.
A entrada é livre e as obras estarão em exibição e disponíveis para aquisição até 31 de agosto.