No dia 20 de julho, o Internacional de Skimboard (inserido no calendário desportivo do Festival Ocean Spirit) teve um início espetacular com mais de 70 atletas de Portugal, Espanha, França e Itália, competindo em 7 categorias.
As condições na Praia do Pisão, em Santa Cruz, foram de classe mundial, com ondas perfeitas que permitiram aos melhores skimboarders da Europa mostrar todo o seu talento.
Até às 14h30, foram apurados os semifinalistas das categorias Sub-16, Sub-18, Seniores, Masters, Masters of the Universe (+35 anos) e Open Feminino.
Com a maré a vazar, as ondas voltaram a oferecer as condições ideais, deixando para hoje, dia 21 de julho, a decisão da classificação dos finalistas.
O domingo, 21 de julho, cumpriu as previsões de muito vento, o que dificultou a realização de todas as finais das categorias em prova. À medida que a maré subiu, deu-se início às finais de Sub-14, composta em exclusivo por atletas portuguesas e, foi Tomé Gomes que levou o primeiro lugar.
De seguida, na final de Sub-18, o primeiro lugar do pódio foi ocupado pelo espanhol Nico Morales, seguido do português Vicente Mata e Vicente Lopes, e, por fim, o espanhol Jesús Lopez.
Nos Séniores, com idades inferiores a 28 anos, venceu o francês Alexis Gastebois, seguido dos portugueses Bruno Covas e Afonso Correia. Na última posição ficou o espanhol Eva Ureña.
Nos Master +28 anos, venceu o português Fernando Silva, deixando Benoir Desplebin, de França, em segundo, seguido do português Aires Vicentee do espanhol Javi Sigu, em terceiro e quarto lugares.
Nos Masters of the Universe +35 anos, o vencedor foi o português João Dinis, seguido de Emanuel Embaixador, Thomas Schneeberger e Rodrigo Carvalho.
Na categoria Open Feminino também as finalistas portuguesas estiveram em quase exclusividade, sendo a vencedora Kika Freire, em segundo, Carolina Ruivo, em terceiro, Adriana Turnes, deixando a espanhola Eva Ureña na quarta posição.
Por fim, no Open Masculino, onde a competitividade e o nível foi sempre muito elevados no confronto entre Portugal, Espanha e França, foi o atleta espanhol Ale Montañes a levar o primeiro lugar, seguido do português Ricardo Dias, do francês Béryl Besseau e do espanhol Javi Sola Gregório.
Até 2025!