Frederico Morais e Teresa Bonvalot conquistaram o Bom Petisco Cascais Pro, a última etapa da Liga MEO Surf 2020, que terminou este sábado na Praia do Guincho. Os campeões nacionais de 2020 acabaram por serem também os mais fortes na etapa final, fechando, assim, com chave de ouro uma temporada em que o título português foi o único do surf mundial a ser discutido em formato de circuito.
Na prova masculina, Frederico Morais juntou o título da etapa ao título nacional (o terceiro da carreira), que tinha vencido momentos antes, após vencer Vasco Ribeiro nas meias-finais. No heat decisivo, Kikas enfrentou Luís Perloiro, que com esta final subiu ao 4.º posto final do ranking nacional. Os dois surfistas de Cascais proporcionaram uma bateria muito equilibrada, mas o triunfo acabou por sorrir a Frederico, com 13,50 pontos contra 11,15.
Já na prova feminina, Teresa Bonvalot voltou a ser dominadora do início ao fim, tal foi acontecendo ao longo de grande maioria das etapas esta época. Depois de vencer Carolina Mendes na final, Teresa foi mais forte que a júnior Gabriela Dinis na grande final, somando 14,75 pontos contra 11,75 pontos da atual campeã nacional Sub-16. Recorde-se que Teresa já tinha conquistado o título nacional – também o terceiro da carreira – de forma antecipada na etapa anterior.
No que diz respeito aos atletas Sealand, destaque para Guilherme Fonseca que nesta última etapa realizada em Cascais alcançou os 1/4 de final, terminando o seu desempenho num excelente quinto lugar. Com este resultado, Gui subiu do 15.º para o 12.º posto do ranking nacional, fechando o ano dentro do top 16.
Já Tiago Santos terminou a temporada em 49.º lugar, enquanto Maria Salgado, no feminino, fecha este que foi o seu ano de estreia na Liga em 19.º lugar, embora, à partida para esta derradeira etapa, ocupasse o 13.º posto na tabela geral.
Com o término deste campeonato encerra também o ano competitivo em Portugal no que a Surf diz respeito.