O Dia da Terra 2020 foi digital

Veja a campanha de boas práticas. 

Este ano abraçámos o convite da Fundação Oceano Azul e comemorámos o 50.º aniversário do Dia da Terra através do #EarthDayEmCasa – onde, além da Sealand, participaram mais de 40 organizações portuguesas.

Todos os anos, no dia 22 de abril, o Dia da Terra marca o aniversário do nascimento do movimento ambientalista criado em 1970, que deu voz a uma consciência pública emergente sobre o estado do nosso planeta.

Em Portugal e face às circunstâncias que vivemos em consequência da pandemia, as comemorações deste Dia Mundial tiveram que ser adaptadas e, sob o hashthag #EarthDayEmCasa, as iniciativas de cada entidade decorreram ao longo de vários dias nas respetivas plataformas digitais. 

No nosso caso, o dia foi assinalado entre terça e quinta-feira com a publicação de 20 dicas e sugestões importantes para atingirmos um consumo e modo de viver cada vez mais sustentável.

Se por qualquer motivo não viu, então aproveite: 

#01 👉 Faça um uso racional da água. Feche a torneira enquanto está a escovar os dentes, a lavar o cabelo, a fazer a barba ou qualquer outra utilização semelhante. Prefira o duche ao banho de imersão para poupar água.

#02 👉 Faça a separação do lixo. Separe os resíduos de sua casa para que possam ser reciclados e, depois, deposite-o nos ecopontos. O contentor azul destina-se ao papel/cartão, o verde é para o vidro e o amarelo para as embalagens de plástico, metal ou cartão.

#03 👉 Transforme o velho em novo. Reutilize revistas, jornais e outros materiais em vez de deitá-los no lixo. Estes materiais podem ser usados, por exemplo, em atividades artísticas com as crianças, álbum de memórias pessoal ou simplesmente aproveite para criar arte.

#04 👉 Proteja os animais em vias de extinção. Promova o consumo responsável e não compre produtos fabricados a partir de espécies em vias de extinção (ou de qualquer espécie).

#05 👉 Não compre por impulso. Avalie bem se necessita do que vai comprar e desfaça-se apenas de um objeto quando este já não puder mesmo ser utilizado. Ao refrear as compras por impulso evita o consumo desnecessário de recursos naturais do planeta. Simultaneamente, conseguirá aumentar as poupanças do orçamento familiar.

#06 👉 Adote uma política sustentável, execute boas práticas ambientais e esforce-se por aplicar os 5R’s (em casa ou no trabalho): 

  • Repensar os hábitos de consumo;
  • Reduzir a geração de lixo;
  • Reaproveitar os objetos;
  • Reciclar materiais para transformar em novos produtos;
  • Recusar o uso de produtos que geram alto impacto ambiental.

#07 👉 Cuide das praias. Se gosta de surf, de mergulho ou simplesmente relaxar na praia, assegure-se sempre de que deixa o espaço limpo. Explore e desfrute dos oceanos sem interferir com a vida selvagem, sensibilize o próximo para a necessidade de respeitar a vida marinha e, sempre que possível, participe em ações de limpeza.

#08 👉 Evite o uso de produtos químicos para lavar a roupa e a loiça. Prefira os produtos biodegradáveis, que se decompõem na natureza.

#09 👉 Aposte num consumo consciente. Esteja atento a todos os detalhes do produto ou serviço que vai adquirir e valorize as empresas com práticas de responsabilidade social e ambiental. Antes de comprar informe-se sobre os impactos ambientais causados pela fabricação, transporte e venda do produto, assim como sobre a mão-de-obra contratada para a produção. Verifique se o produto é certificado por entidades autorizadas e reconhecidas em termos ambientais.

#10 👉 Utilize os transportes públicos, use a bicicleta, caminhe ou partilhe as viagens de carro para o trabalho. Estas alternativas melhoram a sua saúde e ajudam a diminuir a emissão de gases poluentes para o ambiente.

#11 👉 Consuma menos plástico. Substitua os sacos de plástico pelos ecobags (feitos de algodão ou outros materiais considerados sustentáveis). Os sacos de plástico demoram mais de 300 anos para se decomporem e nos oceanos são uma ameaça a diversas espécies, matando anualmente dezenas de milhares de criaturas marinhas. Limite o seu impacto, prefira uma garrafa de água que possa reaproveitar, acondicione os alimentos em recipientes reutilizáveis, leve consigo um saco de pano ou outro reutilizável quando for às compras. 

#12 👉 Dê preferência a produtos embalados em vidro. As embalagens de vidro são menos prejudiciais para a saúde e para o ambiente. A sua durabilidade é maior e são 100% recicláveis, ao contrário do plástico e do papel.

#13 👉 Consuma peixe conscientemente. Os benefícios do peixe são inúmeros e muito bem-vindos para a saúde. No entanto, na altura do verão, vemos algumas espécies de peixes – como a sardinha, por exemplo – à venda antes da sua época. Isto significa que a sua pesca está a ser feita de forma desregulada. Evite comprar desenfreadamente. 

#14 👉 Recolha a água da chuva. Utilize este recurso para regar as plantas, limpar o chão ou lavar o carro. 

#15 👉 Plante uma árvore e devolva à Natureza tudo o que ela nos dá.  Os benefícios passam por purificar o ar, valorizar a terra e criar mais sombra. Ajude a reverter o impacto ambiental criado pelo Homem.  

#16 👉 Reduza a sua pegada ecológica e o consumo de energia. Minimize o impacto do seu estilo de vida sobre o ambiente substituindo as tradicionais lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes compactas, prefira as escadas aos elevadores, agasalhe-se ou use uma ventoinha para evitar sobrecarregar o termóstato. Tome consciência do seu consumo energético tanto em casa, como no trabalho. 

#17 👉 Ajude a limpar a praia através de pequenos gestos. Todos nós que passamos muito tempo na praia, seja na prática de surf, a dar longos passeios ou a fazer uma outra atividade, podemos ajudar o ambiente através de pequenos gestos. Basta que, por exemplo, recolha três peças de lixo sempre que esteja a sair da praia para casa. Um pequeno gesto, uma regra bem simples que pode adotar, que faz toda a diferença e contribui para um Mundo melhor. 

#18 👉 Invista em iniciativas ambientais. Procure informação e tenha sempre um olhar crítico para verificar novas oportunidades que contribuem para a preservação ambiental. No seu dia-a-dia, em casa ou no trabalho, a execução de boas práticas minimiza o impacto no meio ambiente, melhora e contribui para a preservação do mesmo. 

#19 👉 Feche bem as torneiras. Evite os desperdícios de água, poupando no ambiente e na fatura mensal. Uma torneira a pingar pode representar cerca de 6000 litros anuais de desperdício.

#20 👉 Saiba mais sobre os Oceanos e a Vida Marinha. Toda a vida na Terra está ligada aos oceanos e aos seres que os habitam. Quanto mais aprender sobre os desafios que enfrenta este sistema vital, mais se empenhará na defesa da sua sustentabilidade. Por isso, partilhe o conhecimento para educar e inspirar outros.