A mensagem (inconveniente) de Greta Thunberg

Nature Now

This is not a drill. Our climate is breaking down. But we can still fix this. YOU can still fix this. It’s time to PROTECT, DEFEND, and FUND nature. Greta Thunberg is calling on the world to act and stand up for #NatureNow. www.conservation.org/naturenow

Publicado por Conservation International em Quarta-feira, 25 de setembro de 2019
As opiniões dividem-se, mas o essencial está lá. 

O recente discurso da jovem Greta Thunberg na Cimeira do Clima da ONU não gerou consenso. A jovem ativista sueca, de 16 anos, que foi diagnosticada com síndrome de Asperger, foi polémica q.b. e, de forma fervorosa e emocionante, não deixou de apontar o dedo ao crescimento económico e ao capitalismo.

Agora há quem diga que está a servir interesses maiores vindos de lobbies e empresas de energia verde, que é oportunista, que está a ser usada e manipulada, blá blá blá. Tudo isto pode até ser verdade, mas hoje em dia, com o que se sabe, é escusado negar as alterações climáticas. 

Portanto, eliminando o ruído fica o essencial e uma verdade inconveniente que nos diz, de forma bem explícita, que o que interessa é defender o Planeta. E nesse campo a Greta tem razão em alertar-nos, seja com mais ou menos paixão. 

O filme em anexo, narrado pela própria Greta e George Monbiot, promete trazer níveis de consciência sem precedentes ao papel que a natureza pode desempenhar na abordagem da crise climática. E a verdade é que não podemos evitar a degradação climática sem a natureza. Observem com atenção

Recentemente, Greta Thunberg foi indicada para o Prémio Nobel da Paz cujo resultado será divulgado no próximo mês de outubro.


Mais info #NatureNow