Guilherme Fonseca faz segundo lugar na Liga

Campeonato teve lugar na Figueira da Foz.

Vasco Ribeiro e Yolanda Hopkins conquistaram, ontem, o triunfo no Allianz Figueira Pro, a segunda de cinco etapas da Liga MEO Surf 2021. Num dia final longo e marcado por ondas exigentes e de potencial que chegaram à Praia do Cabedelo, Vasco e Yolanda tiraram partido do surf power que os caracteriza para conseguirem várias notas na casa da excelência, que os conduziu a triunfos dominadores e inquestionáveis.

Em evidência ao longo dos três dias de competição esteve Guilherme Fonseca, atleta da Associação Sealand, que com desempenhos superiores e pontuações elevadas foi eliminando a concorrência (incluindo o jovem Afonso Antunes, até então líder do ranking nacional) até chegar à final da competição. 

A disputa pelo heat decisivo começou com Guilherme Fonseca a dar show de surf e a bater Tomás Fernandes, nas meias-finais. Gui carimbou, dessa forma, a segunda final da carreira na Liga MEO Surf. 

Com grande parte do favoritismo a pender para Vasco na final, Guilherme Fonseca ainda conseguiu equilibrar a disputa, estando mesmo na frente até meio do heat, em virtude de uma onda pontuada com 7,40 pontos. Mas os últimos minutos de Ribeiro foram verdadeiramente demolidores. Na antepenúltima onda, Vasco conseguiu uma nota de 9 pontos, que o atirou para a liderança, E nos últimos segundos, para que não ficassem dúvidas no ar, fez a melhor onda de todo o campeonato, com quatro manobras muito fortes, que foram recompensadas com a nota máxima de 10 pontos.

A nível de rankings, depois de um nono lugar conseguido na primeira etapa e deste segundo, Gui Fonseca ocupa o 4.º lugar da tabela. Também no masculino, Tiago Santos encontra-se no 34.º posto depois de dois 33.º lugares. 

Nas senhoras o destaque vai para a jovem Maria Salgado, a nossa representante na Liga desde o ano passado, que, com o 13.º conseguido na primeira etapa e o nono lugar conseguido ontem na Figueira, está no décimo posto do ranking nacional feminino. 

A Liga MEO Surf segue agora para o Norte do país, para as ondas do Porto e Matosinhos, onde de 7 a 9 de maio se disputa o Joaquim Chaves Saúde Porto Pro. Até lá! 

Fotografias: @ansurfistas