Dia Mundial dos Oceanos. Vamos prevenir a poluição de plástico

Santa Cruz tem as praias mais limpas de Portugal!

 E um dia após sabermos que Santa Cruz tem sete praias com “zero poluição” na água, hoje celebramos o Dia Mundial dos Oceanos. Parece que estamos no bom caminho, hein? Mas, infelizmente, nem tudo são boas notícias.

​O plástico tem sido o calcanhar de Aquiles do nosso planeta, que a cada dia que passa enfrenta quilos e quilos deste material que, aos poucos, vai matando as espécies marinhas. Por essa razão, no dia em que se assinala o dia Mundial dos Oceanos o lema é o combate à poluição de plástico, por prevenir a poluição com plástico e encorajar soluções mais sustentáveis. Em Torres Vedras, por exemplo, organiza-se hoje a conferência “Saber para mudar” – que “pretende chamar atenção para a importância dos mares e oceanos, dar a conhecer a sua biodiversidade, consciencializando ainda os participantes dos impactos que as acções quotidianas têm neste recurso natural” e tem entrada gratuita.

​Segundo dados das Nações Unidas, por ano, pelo menos 8 milhões de toneladas de plástico vão parar aos oceanos, incluindo dos lagos e rios. Isto afecta a nossa saúde e afecta a nossa economia. O plástico leva anos a deteriorar-se e é ingerido por pássaros, e peixes que por sua vez também fazem parte da nossa cadeia alimentar.

​ “Rejeitem a utilização de qualquer tipo de plástico. Recusem o que não podem reutilizar. Juntos podemos traçar o caminho para um mundo mais limpo e mais verde”, alerta António Guterres, secretário-geral da ONU.

​“Todos têm um papel importante. E cada um pode fazer a diferença hoje e todos os dias, fazendo coisas simples como reutilizar a garrafa de água, o copo de café ou o saco de compras, reutilizando o plástico que se usa, evitando produtos que contenham microplásticos e voluntariando-se para uma limpeza de lixo local”, acrescenta.

​O Dia Mundial dos Oceanos começou a ser celebrado em 1992, durante a Cimeira da Terra, no Rio de Janeiro, com o objectivo de combater os problemas ambientais. Celebrado sempre a 8 de junho, há palestras e conferências, como no Departamento do Mar do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, mas também outras iniciativas pelo país.

​“Hoje celebramos o Dia Mundial dos Oceanos para lembrar a todos da importância que os oceanos têm na nossa vida. Eles são os pulmões do nosso planeta e fornecem grande parte do oxigénio que respiramos”.