Frederico Morais e Teresa Bonvalot conquistaram, este domingo, o triunfo no Allianz Ribeira Grande Pro, quarta e penúltima etapa da Liga MEO Surf 2022, a primeira divisão do surf nacional.
Uma jornada de muitas decisões e emoções ao rubro, com Teresa a juntar a vitória na etapa ao título nacional feminino, que tinha conseguido de forma antecipada. No lado masculino o equilíbrio foi maior, mas com o triunfo na prova açoriana Kikas entrou nas contas pelo título nacional, que será decidido na etapa final da Liga Nacional de Surf.
A ação arrancou cedo na praia do Areal de Santa Bárbara, com o mar a oferecer condições de muito potencial. O primeiro heat da prova feminina ofereceu uma grande surpresa. A júnior Maria Salgado, de 15 anos, atleta federada pela Associação Sealand, exibiu-se em grande forma e obteve uma reviravolta já perto do fim frente a Camilla Kemp, conseguindo a primeira final da carreira na Liga MEO Surf.
Na final, Teresa Bonvalot usou toda a experiência para vencer confortavelmente Maria Salgado, com 17,80 pontos contra 6,65 da jovem surfista de Santa Cruz. Além disso, Teresa conseguiu ainda a melhor onda de toda a etapa, com 9,75 pontos, mesmo a roçar a perfeição. Ao título nacional e da Allianz Triple Crown, Teresa Bonvalot juntou ainda a vitória na etapa, além de ter arrecadado os vários sub-troféus em disputa. Porém, Maria Salgado está de parabéns e deixa adivinhar um futuro francamente risonho.
Nas meias-finais masculinas, Guilherme Fonseca (atleta Sealand) superou Tomás Fernandes numa luta direta pelas contas em disputa. Com a passagem à final, Gui ficava a precisar de um triunfo para carimbar a vitória na Allianz Triple Crown e também a liderança do ranking masculino. Na outra meia-final, Frederico Morais superou Eduardo Fernandes e tornava-se na grande esperança do já eliminado Guilherme Ribeiro para ainda ser ele a sair por cima nas contas finais do ranking e Allianz Triple Crown.
Na final foi Frederico Morais a começar mais forte, mas Guilherme Fonseca equilibrou rapidamente a disputa. Ainda assim, a experiência de Frederico serviu para conservar o triunfo neste Allianz Ribeira Grande Pro, com 15,35 pontos, contra 14,65 do adversário. Um desfecho que colocou Frederico Morais nas contas do título nacional, que apenas será decidido na última etapa.
A vitória de Kikas em Ribeira Grande permitiu, igualmente, a Guilherme Ribeiro assegurar a licra amarela da liderança do ranking nacional masculino. No entanto, deixou as contas da Allianz Triple Crown masculinas embrulhadas, com Guilherme Ribeira e Guilherme Fonseca empatados e a necessitarem de disputar um inédito surf off. Nesse heat de desempate foi o atleta da Associação SEaland a vencer Guilherme Ribeiro, conseguindo o primeiro triunfo da carreira na Allianz Triple Crown.
Parabéns ao Gui e à Maria pelos ótimos desempenhos!
Resultados finais:
Final masculina: Frederico Morais 15,35 x Guilherme Fonseca 14,65 pts
Final feminina: Teresa Bonvalot 17,80 x Maria Salgado 6,65 pts